Desenvolvido pela professora: Maria Teresa Leme Figueira
Leitura compartilhada: cada um com o texto na mão para acompanhar.
Objetivos:
· Ampliar o repertório lingüístico;
· Pensar sobre a forma escrita;
· Discutir os recursos lingüísticos utilizado pelo escritor;
· Apreciar bons textos;
· Reler trechos para compreender melhor;
· Antecipar situações;
· Identificar o que está implícito no texto e
· Discutir para melhor compreender.
Passo a passo para realização da situação didática de Leitura Compartilhada
- Apresenta o livro.
- Biografia da autora.
- Contextualizar a obra.
- O que o título sugere.
- Leitura em voz alta.
- Opinião pessoal sobre a obra, abre espaço para eles falarem.
- Distribuir as cópias p/ LC.
- Propor que enquanto acompanhem a leitura observem e grifem o que a autora fez para deixar o texto tão bonito.
- Iniciar a LC.
- Retomar com a pergunta : Vocês anotaram o que autora fez para deixar o texto tão bonito?
- Deixe eles se manifestarem.
- Formular boas perguntas, como: Alguém pensou como o fulano? (aproximando idéias).
- Pedir para que releiam a parte onde está sendo citado.
- Chamar atenção para o ritmo.
- Chamar atenção para o personagem.
- Chamar atenção para época.
- Chamar atenção para o espaço.
- Se for o caso chamar atenção para as repetições: Quais? Quando aparecem? Intencionalidade.
- Tirando a forma como foi escrita, qual é a história?
- Encerrar perguntando: Gostaram?
- Recomenda-se para que busque conhecer outras obras da autora.
A leitura compartilha não substitui a leitura em voz alta pelo professor.