“A formação não mais se dê nos moldes de um currículo normativo que primeiro apresenta a ciência, depois a sua aplicação e por último um estágio que supõe a aplicação pelos alunos dos conhecimentos técnicos profissionais. O professor assim formado, conforme a análise de Shon, não consegue dar respostas às situações que emergem no dia-a-dia profissional, porque estas ultrapassam os conhecimentos elaborados pela ciência e as respostas técnicas que poderiam oferecer ainda não estão formuladas.”
Projeto: Tematização da Prática Docente utilizando as TICs
Público alvo: professores das séries iniciais
Finalidade:
Surge da necessidade de termos algo de concreto circulando na nossa rede municipal onde as práticas de sala de aula de nossos professores ganhem um espaço nobre que venham a contribuir com a qualidade do ensino de nossas escolas. Ao divulgarmos as boas situações de aprendizagens que os nossos professores estão propondo aos alunos teremos novos olhares quanto à nossa postura como professores articuladores, mediadores e construtores de saberes . Tentando assim dar cabo as vicissitudes da formação em serviço do professor, dando assim um certo respaldo no “como” fazer a teoria acontecer de fato na prática. Esperamos poder contribuir e ampliar a visão dos nossos profissionais.
Objetivos:
ü Criar hábito de trocas de experiências didáticas.
ü Refletir, tematizar sobre a prática de sala de aula.
ü Repertoriar os professores com boas situações de aprendizagens.
ü Formação de professores.
ü As TICs em favor da formação para reflexão.