Histórico da Unidade


“Assim como não posso ser professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos. Esse é um momento apenas de minha atividade pedagógica. Tão importante quanto ele,   o ensino dos conteúdos, é o meu testemunho ético ao ensiná-los. É a decência com que o faço. É a preparação científica revelada sem arrogância. Pelo contrário, com humildade.   É o respeito jamais negado ao educando, ao seu saber de experiência feito que busco superar com ele.  Tão importante quanto o ensino dos conteúdos é a minha coerência na classe. A coerência entre o que eu digo, o que escrevo e o que faço”.   
 Paulo Freire. 




1.   Apresentação da Unidade Escolar




1.1.        Escola Municipal “Salto Grande”



1.2.        Rua Rui Barbosa, 362



1.3.        Salto Grande



1.4.        3378 1855



1.5.        emefsg@saltogrande.com.br



1.6.        Localizada na zona urbana - centro



1.7.        Equipe Gestora  2006 - 2009

Nome
Função
Titulação
Carga Horário
Regime de Contratação
1
Elza Maria Prenzler
Diretora
Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar
40 horas
Cargo em Comissão
2
Ana Maria Barbalho Viganó
Diretora Pedagógica
Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio.
 - Pós : Psicopedagogia Institucional e Clínica.
 - Pós em Literatura e ensino
40 horas
Cargo em Comissão


 Histórico da Unidade Escolar;
          O Grupo Escolar de Salto Grande foi construído   na gestão  do Prefeito Serafim Duarte Corrêa, em 1942, os alunos vieram em procissão da “Escolas Reunidas”, que funcionava na Rua Prudente de Moraes até o Grupo para a  inauguração. Como nos relatou  o Sr. Nassime Direne: “Lembro me bem que viemos em procissão para inauguração da nova escola, foi emocionante!”. 
          Parafraseando Madalena Freire “Tudo que não é registrado fica no reino das lembranças”. Fizemos várias pesquisas para junto dos munícipes levantarmos a história da nossa escola que ficará arquivada.
          O Grupo Escolar segundo a lei Estadual nº 4.037, de 16-08-1.957, uniu-se ao Ginásio e  passou  a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Pe Mario Briatore” tendo como seu primeiro Diretor o Profº Antonio Francisco Job Lobato.
          Em 10 de maio de 1996 desmembrou-se do Ginásio    e  passou a chamar-se  EEPG “ Salto Grande”, regido pelo decreto 40.824 e foi publicado no DOE de 11-05-96.  Sofreu nova modificação em  5 de abril 1.999, tornando-se Escola Municipal , contraindo o nome de EMEF “Salto Grande”.
          Devido a implantação do  ensino fundamental de nove anos que passou a vigorar em 01/01/09 a escola sofreu  outra alteração no nome, sendo: Escola Municipal “Salto Grande”. O funcionamento passou a ser 2º ano, 2ª série, 3ªsérie e 4ª série, pois a mudança do ensino de oito anos  para o ensino de 9 anos acontecerá de forma gradativa.
          A escola neste contexto de reformulações passando do sistema estadual para  o  sistema municipal (05/05/1999), acolheu o corpo docente do Estado que era composto pelas profissionais: Ana Maria Haddad Figueira, Edna Clementina Pinto Jorge, Hercilia Freire Rodrigues, Jussara Queiroz Ferreira Pocay, Lucinda Carreira Hernandez, Maria de Lourdes Fogaça Ponce, Rosangela Vida Aparecida e Valéria Jarussi de acordo com o convênio  do município/Estado,  assinado pelo prefeito Asdrúbal de Oliveira Junior, em 1.999. Atualmente  o quadro de professores é composto por  docentes concursados do município, que são dez : Ana Maria Barbalho Viganó, Maria Teresa Benetti, Andreia Almeida Campos Castelhano, Marilde Bargeri Rosa, Nadia Aparecida Leite Alvarenga, Nilcemara Aparecida Hernandes, Marilene Tiburcio Antonângelo, Iara Maria Celestino Oliveira, Lourdes Barreto, Izilda Maria Oliveira, Solange Cruz dos Santos Leite, Rosane dos Santos, Gilma Nascimento Burati, e os professores concursados do Estado que são seis: Edna Clementino Pinto Jorge, Jussara Queiroz Ferreira Pocay, Elza Maria Prenzler, Andréa Ribeiro Avanzi Santos, Lucinda Carreira Hernandez, Maria Teresa Leme Figueira, e as ACTs que são quatro: Maria Emília de Paula Dolci,  Roseli de Ângelo e Rosilene Apolinário da Rosa, Ligia Aparecida Ramos e Ana Paula da Rocha Burati.