Leitura em voz alta: (já é uma prática, agora precisa qualificá-la)
Objetivos:
- Ampliar o repertório lingüístico;
- Criar comportamento leitor;
- Perceber a linguagem que se escreve;
- Aprender a ouvir,
- Conhecer a diversidade textual e
- Apreciar bons textos.
O que costumam fazer antes, durante e depois da leitura em voz alta?
Antes:
- Planejar a leitura a leitura: Selecionar os textos de qualidade; antecipar possibilidades de ampliação de conhecimento - complexidade; a forma como vai ler; preparar o ambiente; possíveis discussões.
Durante:
- Contextualização sobre o que vai ler: apresentar o livro, a capa, o autor, editora, falar sobre o tema, ano de edição.
- Aproximar as crianças dos texto – antecipando sobre o que já conhecem sobre a temática, o autor, o gênero...
- Ler
Depois :
- Comentar sobre, para apreciar,
- Focar a discussão se for necessário,
- Chamar atenção para forma
- Criar um contexto de compartilhar sentidos para construir significados
A leitura em voz alta não atende a todas as exigências para se formar um comportamento leitor e escritor. Necessita da Leitura Compartilhada para complementar.
Vídeo: Hora do Conto - Menina bonita do laço de fita
Professora: Rosane dos Santos